2 de agosto de 2010

LIÇÕES PARA VENCERMOS OS DESAFIOS DA VIDA

Todos nós passamos por desafios na vida, sejam eles bons ou ruins. No entanto, algumas pessoas se desesperam quando se deparam com desafios, outros fogem, outros ficam fracos diante deles, ou buscam soluções em lugares errados, a final e não conseguem vencê-los. Mas necessariamente, devemos compreender que todo desafio é uma fase de aperfeiçoamento da nossa fé, a qual deve ser inabalável, pois está firmada em Deus.

Analisando a vida do profeta Habacuque, aprendemos algumas lições para vencermos os desafios da vida!

I – NUNCA RETROCEDA – Hc. 1.1-11

Habacuque indagou a Deus com suas perguntas ao ver tanta situação difícil em meio ao povo de Judá, mas mesmo vendo os problemas ele não se acovardou, não fugiu não se escondeu, não abandonou o ministério profético e não saiu da vontade de Deus. Ele teve coragem de ficar em Judá e interceder por seu povo. Aprendemos então, que:

Deus conta com homens de coragem, que queiram encarar os desafios com responsabilidade. Você se lembra do profeta Elias, desafiou 450 homens de Baal
(I Rs 18.20-40). Seja você também um desafiador, e não retroceda, mas lute, tenha coragem.

II – COMPREENDA A VONTADE SOBERANA DE DEUS – Hc. 2.4

Após o profeta fez algumas indagações, Deus lhe dá respostas, e ele compreende o poder da fé que vence as dificuldades, e entende a vontade de Deus para sua vida, pois o “justo deve viver pela fé”.

Muitas vezes não é como nós queremos, mas como Deus quer. “Precisamos Crer pra Ver” o impossível de Deus e não “Ver para Crer”. A Vontade Soberana de Deus sempre será a melhor opção para nós. Portanto, confie, tenha fé, permaneça em fortalecido em Deus, pois Ele sempre nos proporcionará uma condição favorável. Lembre-se “...Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb. 11.6

III – CONFIE INTERAMENTE NA PROMESSA DE DEUS. Hc. 3. 2-17

Após entender a vontade soberana de Deus, com fé o profeta orou suplicando um reavivamento no meio do povo. Ele acreditava na mudança e sabia que a crise teria um fim. Não faltaram palavras para expressar a sua confiança em Deus, a ponto de dizer que mesmo, que lhe faltasse alimento, trabalho, e outras coisas mais, todavia ele se alegraria no Senhor Deus.

A confiança em meio à crise nos leva mais perto de Deus, e nos ajuda a vencer os desafios da vida. Será que você tem confiado em Deus em tempos de crise, mesmo que lhe falte tudo? A lição que o profeta nos deixa, é que devemos confiar e acima de tudo dar graças a Deus, pois Ele sabe de todas as coisas e sempre terá uma saída para aqueles Nele esperam.

Portanto, Confie sem duvidar, e este será o princípio para alcançar as bênçãos do Senhor sobre sua vida. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.” Sl 37.5


Ev. Elton Alves
A.D. Paranaguá/PR
Acesse Gospel +